Coaching de Carreira

Por Mariana Stachiu

 
As carreiras para a vida inteira tornam-se cada vez mais raras e o exercício para acompanhar as mudanças tecnológicas é uma das exigências dos novos tempos. As pessoas precisam atualizar-se periodicamente para sustentar seus conhecimentos atualizados e expandir novas habilidades.

Nas últimas décadas, o Brasil passou por diversas transformações, apresentando diferentes níveis de desenvolvimento e modernização empresarial e industrial. O cenário empresarial apresenta grandes desafios em decorrência da globalização, diversidade da força de trabalho, aumento da qualidade e produtividade de serviços e produtos, desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais, entre outros. Essas ocorrências proporcionaram a abertura de diferentes arranjos e formas de trabalho, gerando maior diversidade de serviços e ocupações.

Como forma de lidar com essas questões, estudantes e profissionais buscam cada vez mais os serviços de coaching de carreira que agreguem mais informações, apoio e subsídios para enfrentar o mundo do trabalho que se apresenta em constante mudança.

O processo de Coaching de Carreira tem como objetivo auxiliar pessoas a tomarem decisões mais assertivas sobre o trabalho, a formação e o estudo. Auxilia na tomada de decisão em diferentes contextos: na passagem de um ciclo educativo para outro, na transição dos estudos para o mundo do trabalho, na mudança de profissão ou emprego ou até mesmo na adaptação para a aposentadoria.

O coaching apresenta-se como uma das formas de trabalhar a orientação de carreira e oportunizar o conhecimento, escolha, planejamento e construção da trajetória profissional desejada. Caracteriza-se por auxiliar as pessoas a atingir seus objetivos tanto pessoais quanto profissionais.

O coaching de carreira é uma estratégia profissional para maior conscientização, autopercepção e desenvolvimento de um plano de vida profissional.

E você? O que está esperando para iniciar seu processo de coaching e construir uma Carreira de grande sucesso?