Estou preparado para o mercado de trabalho?

Por Mariana Stachiu


Você, que busca o emprego dos seus sonhos, que busca o crescimento constante e que quer atingir o sucesso profissional, com certeza já se fez esta pergunta. Para entender melhor o processo da empregabilidade, vamos analisar o cenário atual.

Entre as diversas mudanças do mundo globalizado do trabalho, podemos destacar os avanços tecnológicos, industriais e a importância atribuída fortemente ao conhecimento e à informação. Observamos uma evolução no trabalho em que são valorizados não apenas o conhecimento técnico, mas também habilidades comportamentais como a comunicação, influência, controle de estresse, habilidades sociais, gerenciamento de tarefas, adaptabilidade e criatividade. 

Hoje, para as empresas, o diferencial competitivo  são as pessoas que buscam o desenvolvimento constante. Profissionais que possuem capacidade de inovação, de liderança, negociação, foco e trabalho em equipe. Estamos diante de transformações que requerem adaptações imediatas de planos de carreira. Além do aperfeiçoamento do currículo, precisamos de mudanças na forma de nos relacionarmos com outras pessoas, pois se não forem adequadas, irão dificultar o  sucesso no trabalho.

Sim, as relações ganham força nessa empreitada, combinada com preparo, disciplina e ação. Nos tempos atuais, a pessoa empregável é aquela que possui habilidades, competências e atitudes que irão contribuir para o sucesso dela e da empresa em que ela trabalha.

Como umas das formas de auxiliar no crescimento profissional e desenvolvimento de competências, encontra-se o serviço de coaching. O processo de coaching auxilia as pessoas a atingirem seus objetivos tanto pessoais quanto profissionais, bem como aprimora o desenvolvimento de habilidades e competências. A essência do trabalho de coaching é liberar o potencial existente nas pessoas, maximizando o seu desempenho. Ele  assessora você a aprender novas formas de agir no mundo. Dessa forma, o coaching oferece a oportunidade de preparar profissionais de diferentes áreas a enfrentarem os desafios que se apresentam em todos os níveis de sua carreira. Buscar o desenvolvimento constante é a chave mestra de quem quer uma carreira de sucesso!