Entendendo mais sobre o estresse

Você já se sentiu nervoso? Ansioso? Estressado? Com vontade de largar tudo?
 
O termo estresse tem se tornado cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Ele é uma reação do nosso organismo às tensões que vivenciamos, sejam elas físicas ou mentais.  Confira abaixo a entrevista dada pela nossa Coach Mariana Stachiu a respeito do estresse.
 
Entrevistador: Como o estresse pode se manifestar?

Mariana: O estresse pode ser manifestar por meio de sintomas físicos, comportamentais e emocionais. Como exemplo, podemos citar: ansiedade, nervosismo, preocupação em excesso, irritação, medo, impaciência, falta de memória e concentração, sensação de perda do controle, problemas cardíacos e gastrointestinais, insônia, tensão muscular, dor de cabeça ou enxaqueca, problemas de pele e até mesmo queda de cabelo anormal.
 
Entrevistador: Em que medida ele pode atrapalhar a vida pessoal e profissional?

Mariana: O estresse pode atrapalhar a vida pessoal e profissional quando ele dificulta as atividades diárias. Quando ele atrapalha o desempenho e a qualidade de vida, é sinal de que o estresse não está sob controle e irá atrapalhar o rendimento em todas as áreas da vida.
 
Entrevistador: Que é a síndrome burnout?

Mariana: É um estado de tensão emocional e estresse crônicos, que é provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas, que chegam a ser desgastantes.

Um sintoma comum da síndrome de burnout é a sensação de esgotamento que se reflete em atitudes negativas, como ausências no trabalho, agressividade, isolamento, mudanças bruscas de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, lapsos de memória, ansiedade, depressão, pessimismo e baixa autoestima.
 
Entrevistador: Como a pessoa deve lidar com esse estresse, tanto na vida particular como na profissional?

Mariana: Levar uma vida mais leve, sem tantas cobranças é fundamental. Organizar o seu tempo, identificando as prioridades, descansar o máximo que puder, durante o dia, cultivar pensamentos positivos sobre as situações do dia a dia e as pessoas, respirar lenta e profundamente, fazer exercícios de relaxamento, dormir adequadamente, alimentação saudável, diminuir o ritmo.
 
 
Entrevistador: Segundo uma pesquisa, o estresse aumenta em 75% com a chegada do final do ano.

Quais seriam os motivos?

Mariana: Os motivos podem estar relacionados ao acúmulo de tarefas e agitação do final do ano. Como exemplo, podemos citar as sobrecargas de trabalho, festividades como o natal e final do ano - que exigem maior dedicação de todos da família, trânsito nas cidades e nas rodovias, crianças em férias, etc.
 
Entrevistador: Quais as dicas para as pessoas não sucumbirem ao estresse?

Mariana: Identificar as fontes de estresse e saber lidar com elas de uma maneira assertiva é fundamental. Eliminar a procrastinação das tarefas, dormir adequadamente, pensar positivo, levar a vida com mais leveza, não se cobrar demasiadamente, mudar a rotina, sorrir, fazer exercícios físicos e alimentação adequada são fundamentais!