10 dicas para aumentar sua Liderança e produtividade

Por Mariana Stachiu


A Liderança é, sem dúvida, uma das competências mais requeridas nas empresas. Saber Liderar pessoas impacta diretamente nos  resultados e crescimento da empresa, pois é através da influencia exercida pela Líder, que despertará o potencial de cada integrante da equipe. Mas, qual o segredo de grandes Líderes? Quais competências e habilidades destacam-se na arte de influenciar pessoas? Entusiasmo, mente progressiva, honestidade, inspiração, humildade e confiança são algumas das competências mais apreciadas na Liderança segundo pesquisas.

Para desenvolver sua Liderança, proponho algumas dicas:

Tenha princípios – agir de maneira congruente despertará maior credibilidade em seus liderados. Busque valores, não apenas números.
 
Seja pró ativa – antever-se aos problemas trará melhores resultados para você e sua equipe. Aja!
 
Seja reflexiva – tomar decisões assertivas, com cautela, lhe garantirá maiores vitórias.
 
Tenha metas claras – as pessoas precisam saber para onde vão. Isso despertará um senso de direção e trará maior propósito e comprometimento nas ações de sua equipe.
 
Acompanhe – Faça follow-up em tudo. O tempo todo e com todos.
 
Crie uma cultura de aprendizado – ouça as pessoas, troque ideias e experiências. Seja uma Coach!
 
Envolva todos – a participação dos funcionários nos processos decisórios trará maior comprometimento e senso de responsabilidade.
 
Feedback – elogie o progresso e ajuste o desempenho de sua equipe constantemente.
 
Veja os desafios como oportunidades – como diz o ditado “faça do limão uma limonada”. Tire proveito dos fracassos. Aprenda com os erros e aumente suas oportunidades.
 
Divirta-se! Uma boa dose de bom humor é imprescindível para sua saúde! A diversão gera bem-estar, criatividade e um clima harmonioso na sua equipe. Aproveite e curta ao máximo seu dia!
 
Pense nisso e comece agora mesmo. Faça de sua equipe um grande sucesso! Lembre-se: O sucesso não é o resultado da combustão espontânea. Você é quem tem que despertar sua chama interna, seu gigante interior!