Como despertar o que existe de melhor em você?

Segundo pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde, o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo. O quinto em casos de depressão. Chocante, não é mesmo? Além disso, nosso país é o segundo no ranking de pessoas mais estressadas no planeta, segundo o International Stress Management Association.

Mas, o que podemos fazer com estes dados tão alarmantes? Será que existe uma luz no fim do túnel? Será que existe algo que podemos fazer para nos sentir melhor? Mais felizes? Em paz?

 

A boa notícia é que sim! Podemos sim ter uma vida com maior bem-estar e felicidade. Recentemente tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o pai da Psicologia Positiva, Dr. Martin Seligman. Encontro este sonhado já haviam alguns anos! E realmente o que pude vivenciar foi para mim um ‘show de psicologia’ – um espetáculo da ciência do comportamento humano! Como psicóloga, fiquei extremamente feliz com o que vi. As pesquisas lideradas por Seligman mostram ao mundo que sim, é possível ser feliz, é possível florescer e se desenvolver. É possível ter bem-estar e atuar na nossa máxima performance.

Quer saber como?



Existem singulares fatores que irão contribuir para o seu florescimento. Florescemos quando estamos repletos de emoções positivas e funcionando bem – psicologicamente e socialmente. Segundo Seligman, atingimos o florescimento quando  conseguimos satisfazer os 5 pilares do acrônimo PERMA.

Vamos entender melhor isso?


P – Positive Emotions (Emoções positivas)

E – Engagement (Engajamento)

R – Relationship (Relacionamentos)

M – Meening (Propósito)

A – Accomplishment (Realizações)

P – Emoções Positivas

Hoje, sabemos que as emoções positivas não são apenas indicadores de saúde e bem-estar. Elas produzem saúde e bem-estar. Alegria, esperança, contentamento, gratidão, amor, são alguns exemplos de emoções positivas. Estas emoções ampliam nossa consciência e estimulam novos caminhos para explorarmos pensamentos e ações.

E – Engajamento

Engajamento diz respeito ao envolvimento consciente de uma pessoa com os diferentes aspectos de sua vida. Significa acreditar que as coisas que você faz valem a pena e dedicar-se a elas com comprometimento e paixão. Para se engajar, você precisa utilizar suas maiores forças e virtudes. Isto é, ser a sua ‘melhor versão’ nos diferentes contextos de sua vida. Isto significa viver o momento presente e se dedicar de corpo e alma no que faz!

 R – Relacionamento

O ser humano é um ser social. Precisamos uns dos outros para viver e florescer. Uma das características básicas do individuo, como ser social, é a necessidade de companhia, reconhecimento e afeto. Isso é evidente tanto na vida pessoal como no trabalho. As relações interpessoais fazem parte da vida de todos nós. Elas se desenvolvem pelo processo de interação. Em situações de trabalho, por exemplo, há atividades pré-determinadas a serem executadas, bem como interações e sentimentos recomendados, tais como: comunicação, cooperação, respeito e amizade.

Desenvolver habilidades sociais e conviver em um ambiente harmônico farão de você uma pessoa mais feliz. Segundo Seligman as pessoas mais felizes são mais sociáveis. “As outras pessoas são o melhor antídoto para os momentos ruins da vida e a fórmula mais confiável para os bons momentos. (…) São os relacionamentos que dão sentido e propósito à vida.” 

 M – Propósito

Qual é o sentido da vida? Precisamos fazer a vida valer a pena! Estamos aqui por um propósito, uma missão, uma paixão!  Mas infelizmente poucas pessoas conhecem sua real missão e sentido para a vida. Ter um propósito é ter um significado – aquilo que dá sentido para nossa vida e orienta nossos esforços e objetivos. Tenha uma vida com significado!

 A – Realizações

Conquistas! Como é bom não é mesmo?  As pessoas perseguem o sucesso, a realização, a vitória, a conquista e o domínio por eles mesmos. As pessoas que levam uma ‘vida realizadora’ estão frequentemente absorvidas no que fazem, muitas vezes buscam o prazer desejosamente e sentem emoções positivas quando ganham, e muitas vencem a serviço de algo maior! Quando as pessoas pensam sobre metas desejáveis, elas buscam seus maiores recursos internos e externos e se engajam de maneira estratégica no caminho necessário para suas conquistas. De acordo com Seligman, nossas realizações contribuem para o aumento do bem-estar.
 
Então, caro leitor, diante de tudo isso que a ciência vem nos mostrando, penso sim que, se nos empenharmos em ter uma vida que valha a pena; se diariamente nos dedicarmos a reconhecer em nós e nos outros aspectos positivos; se alimentarmos nossos pensamentos e emoções positivas (como fé, esperança, amor e gratidão); se tivermos um propósito existencial bem definido; se nos engajarmos em nossos relacionamentos – podemos construir uma vida com sentido e alcançaremos o florescimento! 

 Convido você a pensar mais sobre isso e fazer a vida valer a pena!

  “A alegria não esta nas coisas: esta em nós.”
Goethe

Se você deseja atingir a sua melhor versão e alcançar grandes conquistas, participe do Processo de Coaching da Potencial Desenvolvimento Humano. Um programa voltado para as pessoas que querem potencializar seus resultados pessoais e profissionais.