LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL: Como alcançar resultados e crescimento

Por Melissa Camargo Kotovski

 
Quais as atitudes de um grande líder? Como inspirar pessoas e transformar-se em um líder extraordinário? A liderança começa com autoconhecimento e com a consciência do que significa ser um grande líder. Os líderes que focam em seu desenvolvimento transformam a si, a sua equipe e a sua empresa. Gestão é fazer através de outros. Envolve a capacidade do líder de influenciar as pessoas a fazerem o que elas necessitam fazer de forma produtiva e positiva para atingir os resultados empresariais.
 
O papel do líder atual é ter uma visão holística e de desenvolvimento, foco em objetivos, aprendizagem contínua e que nutra sentimentos de inclusão e responsabilidade de garantir o sucesso dos negócios.
 
Vai aí 4 dicas para você obter uma liderança transformadora:
 

O caminho do autoconhecimento


A liderança começa com a liderança pessoal. Conhecer suas forças, valores e missão de líder trará resultados que favoreçam a satisfação pessoal, o crescimento da equipe e da empresa. Quanto mais conhecemos sobre nós e gerenciamos os nossos recursos pessoais com qualidade, melhores serão os relacionamentos e resultados em equi
 

A arte de delegar


Delegação envolve confiança e a geração de confiança é um treino permanente para o líder. Os resultados da delegação são o desenvolvimento da equipe, motivação do liderado, melhor aproveitamento do tempo do líder assim como, o aumento na sua qualidade de vida.

A grandeza da diversidade



O grande líder reconhece e desperta potenciais. Ele conhece as pessoas da sua equipe, seus talentos e os equilibra com as necessidades da empresa. Uma liderança humanizada, focada na transformação pessoal e no desenvolvimento trará a oportunidade para que os membros da equipe sempre alcancem o seu máximo.

Líder desenvolve líderes



Para o sucesso na carreira, o líder necessita olhar para o futuro, planejar sua vida e alinhar com o futuro da sua empresa. O líder que desenvolve líderes, abre portas para seu crescimento profissional. Foque no aprender e facilitar aprendizagens, promova treinamentos, capacitações e processos de desenvolvimento pessoal/profissional para membros da sua equipe. Isso oportuniza melhores resultados na sua liderança e garantirá a oportunidade de crescimento contínuo.
 
A liderança transformacional é humanizada, o que significa utilizar nossas capacidades humanas, emoções e talentos para proporcionar um clima de crescimento, cooperação, comprometimento e satisfação aos seus parceiros. É pautada em algo imutável: somos pessoas. Para desenvolver uma empresa, primeiro se desenvolve as pessoas que fazem parte dela. Para desenvolver sua liderança, desenvolva primeiro o líder que existe em você.