Liderança: O princípio do Sucesso

É incrível a quantidade de materiais que encontramos sobre o tema liderança. Pesquisando em um dos maiores e-comerces do mundo, o Amazon, encontramos 180.131 títulos de livros sobre Liderança. Bastante, não é mesmo? 
 
Mas por quê? 
Por que hoje se fala tanto neste tema? 
Por que atualmente as empresas investem tanto em treinamentos e coaching  para o desenvolvimento de seus Lideres?
 
As respostas à estas perguntas encontramos no cenário atual das empresas. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Gallup, apenas 30% dos funcionários estão ativamente comprometidos em realizar um bom trabalho. 50% dos funcionários simplesmente passam seu tempo na empresa. 20% demonstram descontentamento de forma contraproducente, influenciando colegas negativamente, faltando e afastando os clientes por oferecer serviço de má qualidade.  O Gallup estima que apenas o grupo dos 20% custa para a economia americana perto de meio trilhão de dólares por ano.

Quer maior motivo que este para investir tanto em treinamentos?

E a pesquisa não para por ai! Sabe qual a razão para a falta de engajamento tão generalizada dos funcionários?

Uma liderança insatisfatória. 

O mundo precisa de lideres – grandes lideres – pessoas que saibam lidar com os negócios da empresa e também saibam lidar com gente!

O resultado de uma equipe de trabalho é conquistado através do empenho de um líder. E a história da humanidade possui vários exemplos deles. Pessoas inesquecíveis como Jesus Cristo, Dalai Lama, Gandhi, Nelson Mandela, Bill Gates, etc. 

Mas, o que os líderes fazem?
O que caracteriza a liderança?
O que você precisa ser e fazer para se tornar um grande líder? 
Como deixar uma marca, um legado por onde você passa?

Estas são algumas das perguntas mais questionadas em nossos treinamentos e processos de coaching.

Primeiro, não adianta querer pedir algo que você não faz. O líder realmente é exemplo nos diferentes contextos que atua. Isso lhe garante credibilidade! E as pessoas só seguem quem elas admiram. Pensa comigo: quem você admira? Quem lhe inspira? O que esta pessoa faz? Com certeza ela lhe trará dicas para agir como um grande líder!

A alta performance na liderança é atingida através de muita dedicação. Você precisará atuar com todo o seu talento para saber lidar com pessoas e tarefas.
O relacionamento interpessoal aqui entra com força pois você precisará gostar e entender de gente! Saber lidar com diferentes perfis, inclusive as pessoas mais diferentes de você. Sim, caro leitor, é um grande desafio! É uma grande aventura! Diariamente você irá se deparar com conquistas e também com fracassos. Você precisará ter a disposição para encarar esta complexidade de frente! Deverá aceitar que os problemas existem para serem resolvidos e não lamentados – líderes resolvem problemas o tempo todo e, quanto maior o seu cargo de liderança, maior a complexidade dos seus problemas!

Você está preparado para tudo isso? 

O mercado de hoje espera que seus Líderes tragam resultados positivos e até mesmo surpreendentes.

Mas como você irá garantir isso?

Vou lhe dar algumas dicas. Você precisará dar foco em 3 questões chaves:
 

Sua Gestão
O clima organizacional 
Pessoas e equipes
 

Para uma excelente gestão, você irá precisar de ferramentas – sejam elas comportamentais ou técnicas. Pensa comigo: O que irá auxiliar seu trabalho hoje? – Um novo programa de computador? Um equipamento mais moderno? Um programa de gestão de pessoas baseado em participação nos lucros? Um programa de Desenvolvimento de Carreira na empresa? Como você irá administrar os processos? Isso fará toda a diferença na sua gestão!

 O clima organizacional é caracterizado pelos princípios e valores da sua empresa versus da sua equipe. Eles estão alinhados? O que é dito é feito? As pessoas que trabalham contigo possuem valores congruentes com os da empresa? Como as pessoas se sentem trabalhando nesta empresa? O que elas pensam a respeito dela? Alinhar estes fatores é imprescindível!

 Quando falo de pessoas e equipes estou dando foco na capacitação do seu pessoal. Eles tem conhecimentos, habilidades e competências para atuar e realizar um trabalho com qualidade? Precisam de Coaching? Treinamentos técnicos e comportamentais? Seu time precisa de alta performance! Assim você atingirá os resultados esperados!
 Qual é a chave então para o seu sucesso enquanto líder?
 
 Aqui vão algumas dicas preciosas: 
·          Busque o autoconhecimento constante. Saiba quem você é, quais são suas forças, fraquezas e limitações. Use diariamente seus principais talentos e desenvolva novas habilidades!
·          Desenvolva pessoas. Seja um Líder Coach! Busque o desenvolvimento da sua equipe. Crie um ambiente de aprendizagem, de feedback constante! Lembre-se que o resultado do seu time é o seu resultado.
·         Exija melhores desempenhos e resultados sempre. Trabalhe com metas e busque o melhor que existe em você e em sua equipe. Não se contente com pouco. Queira mais e mais!
·         Tenha visão, foco e dedique-se na obtenção de resultado positivos diários!
 Desta forma não tenho dúvidas que você terá sucesso!
   

Quer desenvolver mais a sua liderança e despertar o melhor que existe em você?
Faça conosco a Formação Lider Coach – Liderança e Gestão com Pessoas
 
Saiba mais entre em contato com a gente!