Liderança Integral: os quatro atributos básicos da liderança de alta performance

Por Melissa Camargo Kotovski


Existem vários conceitos sobre liderança e uma das bases é entender que liderar é influenciar. Pode-se entender que influência significa ação de ser referência ou modelo de como pensar ou agir.

Acredito que a primeira pessoa que precisamos influenciar positivamente somos nós mesmos. Essa influencia acontece quando cumprimos a nossa palavra conosco nas ações que nos propomos a realizar para atingir uma determinada meta. Pessoas que não cumprem sua própria palavra caem em descrédito pessoal, sentem-se frustradas e não acreditam em sua capacidade de realização. Quando a pessoa desenvolve esta capacidade, desenvolve a liderança de si e aumenta sua capacidade de influenciar outros. Suas habilidades de liderança melhoram quando você melhora a si mesmo. Sua credibilidade aumenta quando sua autocredibilidade e confiança estão em alta.

O líder precisa conhecer seus pontos fortes e entender os impactos dos seus pontos a serem fortalecidos. Todos podem desenvolver e se tornar o líder que deseja. Habilidades podem ser aprendidas e aprimoradas. Os líderes são eternos aprendizes, precisam estar abertos a novas experiências e buscar processos de autoconhecimento para aumentar sua autoconsciência e potencial interno.

A liderança precisa ser pensada integralmente, o que significa entendermos que temos quatro dimensões humana: mental, emocional, espiritual e física. Estes aspectos precisam ter atenção e serem desenvolvidos para o líder ter melhor performance no que deseja. Estes aspectos também representam atributos básicos da liderança: Mental (Visão), Emocional (paixão), Espiritual (consciência) e Física (disciplina). Stephen Covey diz que o verdadeiro líder é aquele que sabe equilibrar estas quatro dimensões: o saber fazer que é focado no corpo, o planejar que é focado na mente, o avaliar que é focado no coração e o servir que é focado no espírito.

Conheça as dimensões, veja como você pode agir e tornar-se um líder melhor:

Mental (visão)


O aspecto mental está ligado a nossa capacidade de analisar, raciocinar, entender e aprender. Como atributo de liderança é relacionado a ‘ver com os olhos da mente’ o que é possível nas pessoas, projetos, causas e empreendimentos. Ocorre quando juntamos necessidade com a possibilidade.

O aumento da visão acontece com o estudo contínuo, leitura de livros e artigos, realização de cursos de desenvolvimento pessoal e técnico, o cultivo da autoconsciência, a ampliação do autoconhecimento, solicitação de feedback, com aprender a aprender e aprender a ensinar.

Emocional (paixão)


O aspecto emocional é composto por autoconsciência (capacidade de reflexão sobre si), motivação pessoal (visão, valores, desejo e paixão), autoregulação (viver de acordo com prioridades pessoais), empatia (capacidade de se colocar no lugar do outro) e habilidades sociais (interação e comunicação com outros).  Como atributo de liderança a paixão é o impulso necessário para conseguir a visão e exercer a disciplina.

Para aumentar a paixão é importante fortalecer o otimismo, a esperança, os motivos para as ações e a visão de propósitos de vida, carreira e liderança.

Espiritual (consciência)


O aspecto espiritual eleva os outros aspectos e é a fonte da orientação dos outros três. Ele nos permite sonhar e progredir. Quanto atributo de liderança é o sentido moral interior do certo e do errado, o impulso para buscar sentido e contribuir. É a força orientadora da visão, da disciplina e da paixão.

Ampliar a consciência envolve desenvolver a integridade, que é ser fiel aos valores superiores e à consciência. O sentido que é a contribuição com pessoas e causas que estão ligados a propósitos pessoais e a voz interior  que é o alinhamento do trabalho com a vocação e os dons específicos individuais.

Física (disciplina)


A dimensão física é ligada ao nosso corpo. Envolve aspectos da saúde, gerenciamento da energia, sistemas respiratórios e vitalidade. Quanto atributo de liderança é representado pela disciplina que é pagar o preço da transformação da visão em realidade e fazer o necessário para que as coisas aconteçam.

Para desenvolver a disciplina e o aspecto físico, é importante o líder cuidar da alimentação de forma a ingerir alimentos saudáveis e que favoreçam a energia física, fazer exercícios regulares, dormir bem, descansar, relaxar, ter momentos de lazer, diversão com amigos, família e ter pensamentos positivos.

E você, o que tem feito para desenvolver suas 4 dimensões humanas e os atributos de liderança Mental (Visão), Emocional (paixão), Espiritual (consciência) e Física (disciplina)? De que forma você pode aumentar sua performance pessoal e os resultados de sua liderança?